O metrô de Paris, foi lançado em 1900, teve sua última ampliação em 1998, totalizando nos dias de hoje mais de 200 km, 300 estações e 14 linhas, sendo considerado a terceira maior linha da Europa, perdendo apenas para Londres e Madrid.
Nos dias de hoje transporta mais de 4 milhões de passageiros por dia, a distância média entre as estações é de 540 metros.
Muitas estações são temáticas, outras um pouco estranhas mas em qualquer estação que estiver o trem raramente atrasa.

Tarifas

Há vários tipos de passagens disponíveis:
– Passagem simples
– Ticket t+
– Abonos diários e semanais
– Paris Visite
– Paris Navigo
A passagem simples custa 1.90€, pode ser adquirida direto no guichê ou nas máquinas automáticas. Apenas tome cuidado pois em algumas estações de Paris, é necessário inserir o bilhete ao entrar e também ao sair da estação. Então guarde com cuidado

Horário de Funcionamento

O metrô inicia suas operações às 5:30 e encerra à 1:15, nas noites de sexta-feira e sábado o metrô encerra as operações às 2:15.
Tome cuidado, pois se entrar na estação minutos antes de fechar, é bem provável que gaste seu bilhete á toa e não embarque em nenhum vagão.

Diferenças entre Metrô e RER

  • Metrô: Trens subterrâneos que atende toda região central de Paris
  • RER: Linhas que se interligam com o metrô, inclusive com trilhos suspensos que levam a destinos mais distantes como a Disney Paris, aeroporto internacional Charles de Gaulle ou o famoso outlet La Vallée Village (Possui 3 linhas: A, B e C)

Linhas e Estações

A utilização das linhas é muito fácil e muito bem sinalizada, você facilmente consegue saber em qual estação ir. Sugerimos ter um chip de celular e informar seu destino no Google Maps, o aplicativo irá informar qual estação embarcar, os horários dos trens e as conexões necessárias.
Existe mais de uma opção para chegar ao destino, já que a malha de trens de Paris se cruzam em vários pontos. Atente-se ao caminho mais rápido ou mais vazio.
Lembre-se ao entrar na estação não jogue seu bilhete fora, mantenha no bolso para possíveis fiscalizações e também para muitas vezes ter que usá-lo para sair da estação.

Mapa do trem de Paris. A sugestão é usar o Google Maps para criar a rota mais rápida.

Ao entrar no vagão, atente-se às sinalizações acima das portas, visualize cada estação e desça na que seu aplicativo informou. É possível que se você deixar sua estação passar, dará um pequeno trabalho em retomar seu trajeto.