Para quem não sabe, é o café, um dos ingredientes da famosa sobremesa Italiana, o Tiramisù.
Mas, você sabe como chegou o café na Itália?

Reza a lenda que o café surgiu na Etiópia a milhares de anos atrás em plantações nativas e depois expandiu o plantio no Egito e Arábia e demorou muito tempo para entrar na Europa.

Porém, não existe nenhum registro de cultivo do café na Etiópia, já que a planta nativa é de la. Os primeiros registros são do Yemen em antigos monastérios.

A lenda diz que o consumo começou por um pastor chamado Kaldi que observou que as pessoas e os animais ficavam mais ativos após o consumo dos frutos da planta.
Kaldi resolveu ele mesmo experimentar e realmente percebeu que após o uso se sentia mais disposto e vigoroso.

Em seguida, a descoberta chegou aos monastérios que começaram a usar os frutos em infusão para se manterem acordados durante as orações.

Mas existem muitas outras lendas, como tribos africanas que moíam o café para alimentar animais e dar mais força a seus guerreiros ou mesmo o profeta Maomé que recebeu um elixir escuro dado por Arcanjo Gabriel e derrotou os inimigos e guiou o povo hebreu para fora do Egito.

Antes de ingressar na Europa o café se popularizou na Arábia, e somente após 1600 se popularizou no continente europeu com a importação de países árabes por comerciantes italianos.

A Itália não possui uma tradição no cultivo da planta, mas se orgulham em dizer que aperfeiçoaram e chegaram a excelência no processo de preparo do café.

E na Itália que estão as melhores e mais famosas máquinas de café expresso, que são exportadas para todo o mundo inclusive no Brasil. Repare quando for a uma padaria ou café no Brasil, terá uma máquina de café expresso, e pode ter certeza que ela é italiana ou uma cópia da italiana.

Até o papa se rendeu ao café. Onde sabendo que veio da Arábia, queria ter certeza que aprovaria a bebida e assim disse: “Bem, esta bebida de satanás é tão deliciosa que seria um pecado deixar que somente os infiéis a utilizem. Enganemos satanás batizando-a”

Assim, a Itália se rendeu às delícias do Café, e começou a partir de 1643 a inaugurar espaços para apreciar o café, as famosas cafeterias, começando por Veneza, em seguida Gênova e se espalhando rapidamente por todo o país.

Ah, foi na Itália que se inventou o primeiro aparelho de preparar café portátil. Assim, se difundiu o consumo de café também em casa e não só nas tradicionais cafeterias. Esta invenção ocorreu em Nápoles conhecida como Cuccumella.