Localizada ao norte da Itália, possuindo em torno de 650.000 habitantes Gênova se destaca pelo importante Porto Marítimo, disputando como melhor Porto do Mediterrâneo com Marselha.

A primeira cidade da região foi fundada em V a.C. com nome de Ópido, no topo da Colina, onde hoje chama-se Castello dentro da cidade medieval.

Entre os habitantes encontravam-se os Lígures, a qual nos dias de hoje a região leva o nome de Ligúria ao noroeste da Itália. A cidade foi destruída pelos Cartagineses em 209 a.C. e posteriormente reconstruída pelos Romanos.

A partir do século XI Gênova tornou-se uma república marítima governada por cônsules. Aliaram-se a Pisa para expulsar muçulmanos da Córsega e Sardenha mas depois entraram em conflitos por disputas de outros territórios.

Os mercadores genoveses se enriqueceram com o transporte de mercadorias vindas do Oriente Médio, como pedras preciosas, sedas e especiarias muito consumido em toda a Europa.

Mas Gênova já entrou em diversas batalhas, com o que hoje são cidades do mesmo país. Em 1284 Gênova massacrou Pisa, além dos Venezianos em 1294.

Por mais incrível que pareça, Gênova já foi uma República, ao Império Francês e ao reino da Sardenha.

Capital Européia da Cultura em 2004 foi remodelada em 1992 toda sua área portuária.


Via XX Settembre

A rua foi construída inicialmente para unir a Piazza Duomo ao símbolo político de Piazza Cavalli.
Recebeu este nome em homenagem a data de conclusão da unificação da Itália por Vittorio Emanuele II.

Mas sofreu forte resistência da população para construí-la. O prefeito da época Andrea Podestà insistiu na construção, mas para isso deveriam ter diversos prédios e residências demolidas.

Atualmente é um dos locais mais desenvolvidos da cidade, com diversas lojas de grifes famosas. É possível ver diversos mosaicos no chão ao longo de várias partes da calçada.


Aquário de Gênova

Inaugurado em 1992, era na época considerado o segundo maior aquário do mundo, até o ano de 2014 foi visitado por 25 milhões de pessoas. Fica localizado na região do antigo porto da cidade.

O roteiro, leva em torno de 2 horas e meia e inclui 39 piscinas internas e 4 ao ar livre, abrigando um total de 15.000 animais de 400 espécies diferentes, incluindo peixes-bois, focas, tubarões, golfinhos, pinguins além de aves, répteis, anfíbios e invertebrados.

Duas vezes ao dia, o público pode assistir ao horário da refeição dos golfinhos com um treinador disponível para contar curiosidades e informações sobre a biologia dos animais e o trabalho diário necessário à manutenção desses animais.

Uma vez por mês o aquário oferece “Noite com os Tubarões” especialmente para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, em um total de 35 pessoas é possível dormir de frente para o tanque de tubarões, analisando assim o comportamento noturno deles.


Revitalização do Antigo Porto de Gênova

Para quem não sabe, o antigo Porto de Gênova foi o responsável ao longo de todo século 19 da partida de imigrantes Italianos para a América.
Inclusive está previsto para o início de 2022 o Museu Nacional da Emigração Italiana, onde os idealizadores definem

“Um lugar de memória, inclusão e democracia”.
“Um projeto importante para a história, a cultura e o turismo. Gênova desempenhou um papel estratégico na história da emigração italiana graças ao seu porto”, diz Marco Bucci, prefeito de Gênova.

O Porto Antico, a região do antigo porto da cidade que foi totalmente revitalizado é um lugar imperdível.
Com diversos barcos, em sua marina, restaurantes, cinema e um shopping praticamente a céu aberto, encanta pela beleza e pela sensação de paz que se tem no lugar.

É possível ver o Bigo, um elevador panorâmico com visão 360 graus, a Biosfera, uma estufa repleta de espécies animais e de flora tropical e um navio, lembrando muito uma caravela, utilizada nas gravações de um filme, que inclusive também é possível conhecê-la por dentro.

Um dos lugares que adoramos ir, é no entorno da pista de cooper e da roda gigante, onde sentamos diversas vezes para apreciar a vista, e claro não podemos de deixar de passar no Eataly, que fica bem de frente ao Bigo.


Piazza di Ferrari

No coração da cidade, e de super fácil acesso, está a Piazza di Ferrari.
Chegando logo você irá ter certeza que está no local certo, graças a sua imensa fonte.

O local é muito tradicional, já que foi considerado um dos maiores centros financeiros de toda a Itália e hoje ainda abriga prédios importantes como governo da Ligúria entre outros.


https://www.youtube.com/watch?v=2YoZY1PoEmw