Em 2004, um amplo estudo foi realizado para identificar regiões de maior longevidade do planeta. Onde sua população passe dos 100 anos de idade. Assim, foi dado o nome de “Zona Azul”.
A lista é bem interessante, e bem exclusiva, e inclui além da Sardenha, Icária na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica, Loma Linda, na Califórnia e as Ilhas de Okinawa no Japão.
Mas por qual razão, essas pessoas vivem tanto?
O que faz da Sardenha, possuir mais de 300 pessoas centenárias, a qual vivem muitas vezes bem mais de 100 anos?
Após um tempo de pesquisa foi identificado alguns pontos cruciais para isso:
- Ar que respiram
A população de toda a ilha tem um ar extremamente puro, com praticamente poluição inexistente, o que faz com que o funcionamento das células de nosso corpo sejam muito mais eficaz. - Ser extremamente ativo
Esses centenários, não sabem o que é uma academia, mas nem precisa, já que em sua grande maioria eles são pastores e passam todo o dia andando e subindo montanhas em busca de seus rebanhos - União e comprometimento com o idoso
Diferente em muitos países do mundo, na Sardenha os familiares acolhem o membro mais idoso, onde o mesmo faz parte 100% da família. Isso é uma tradição para as famílias sardas, fazendo assim o membro mais velho da família se sentir acolhido, amado e protegido. Na Sardenha a família é tradicionalmente o mais importante. - Alimentação
Sempre muito simples, a alimentação deste povo era praticamente do que eles plantavam, já que era uma região pobre.
A dieta consiste principalmente em Vegetais (batatas, beringelas, tomates, abobrinhas), pão, fava, massas frescas, queijo peccorino, leite de cabra e vinho tinto.
Não possuem o hábito de comer muita carne, e na verdade a proteína mais consumida é o leite de cabra. - Não fumar
Os Sardos tradicionais não fumam, o que aumenta e muito a expectativa de vida.
A cada ano que passa, se torna cada vez mais difícil seguir esses itens, já que a vida moderna nos faz desempenharmos demais no trabalho esquecendo de nos cuidarmos.
É sempre muito importante nos esforçarmos para conseguirmos seguir pelo menos alguns itens da lista acima se buscamos viver mais e melhor.