Muitos já ouviram falar, mas você sabe o que é o Vaticano?
Venha conhecer algumas curiosidades.
O Vaticano é uma cidade-estado soberana, murada na cidade de Roma, na Itália. Tem aproximadamente 44 Hectares e com uma população em torno de 1000 habitantes.
A cidade-estado existe desde 1929 e possui suas própria leis e é considerado um estado Eclesiástico, governado pelo Papa, praticamente todos os funcionários públicos são clérigos católicos de diversas partes do mundo.
O orçamento do Vaticano inclui rendimentos dos Museus Vaticanos e dos correios, incluindo venda de selos, moedas, medalhas e lembranças turísticas.
Através de um acordo com a Itália e união européia, a unidade monetária é o Euro, e possui suas próprias moedas e notas do Euro, que são aceitas em toda a Zona do Euro.
O Vaticano possui seu sistema de telefonia totalmente independente, o código internacional para ligar ao Vaticano é +379.
O serviço postal do Vaticano é considerado o melhor do mundo, possui seu próprio domínio de internet (.va), possui um excelente serviço de banda larga de internet em toda a cidade do Vaticano.
Algumas curiosidades:
- É o único país inteiro do mundo a ser considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco;
- Os habitantes do Vaticano são os maiores consumidores de vinho do mundo, em torno de 54 litros/habitante. Muito desse vinho é servido durante a comunhão nas igrejas;
- Nascer no Vaticano não garante cidadania. A cidadania é dada a trabalhadores do Vaticano, como Guardas e cardeais. Mas caso ocorra a saída de trabalhadores definitivamente, a cidadania é cancelada;
- A guarda que protege o papa é de cidadãos suíços e foi fundada em 1506. Para fazer parte dela é preciso ser homem, católico, solteiro e ter no mínimo 1,74 de altura, entre 19 e 30 anos de idade;
- O local abriga uma das maiores coleções de obras de arte do mundo, com mais de 70.000 títulos, sendo que apenas 20.000 são expostos ao público;
- Os caixas eletrônicos do Vaticano são os únicos do mundo a ter sua escrita também em Latim;
- O Vaticano é estatisticamente o local com maior criminalidade do mundo, 1,5 crimes por habitante do mundo. Isto porque existe diversos batedores de carteira, que praticamente “trabalham” sem parar;
Basílica de São Pedro
O maior e mais importante edifício do catolicismo mundial e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.
Em uma área de 23.000 m2, pode abrigar até 60.000 devotos. É adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.
Teve sua construção entre 1506-1526, e já foi considerado a maior edifica’ão de sua época, e recebeu contribuições dos maiores artistas da história ao longo dos anos, entre eles: Michelângelo, Bramante, Rafael e Bernini.
Existem provas de que os restos mortais de São Pedro estão enterrados sob o altar da basílica. São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus, e o primeiro papa.
Simão Pedro, de acordo com o livro bíblico, era um pescador da Galiléia, assumiu a liderança entre os seguidores de Jesus, após sua crucificação. Pedro foi responsável pela evangelização de grande parte da população romana. Foi executado em 64 d.C crucificado de cabeça pra baixo, a seu próprio pedido, pois não queria ser crucificado igual Jesus Cristo.
Seus restos mortais foram enterrados na colina do Vaticano, a 150 metros do local de sua morte. Anos depois foi feito um santuário no local.
300 anos depois a antiga basílica de São Pedro foi construída neste local.
A partir de 1950, região passou por forte escavação para remoção de terra para outras construções, onde foi encontrado a antiga necrópole e uma Pedra escrito: Petrós Ení (Pedro está aqui) com restos mortais envoltos de tecido de púrpura com fios de ouro.
A basílica ao longo de sua história passou por diversas mudanças, até ela chegar ao que conhecemos hoje.
Praça de São Pedro
Construído por Bernini entre 1656 e 1667, tem em seu centro o obelisco do Vaticano, este vindo do Egito para a região do Vaticano por Calígula em 37 d.C. e foi o mesmo obelisco que assistiu a crucificação do Apóstolo de Jesus Cristo São Pedro.
Mas foi somente em 1586 que o obelisco foi instalado no local atual, a pedido do Papa Sisto V. O procedimento de transferência foi extremamente difícil e quase não foi concluído, já que durante a transferência, devido a fricção das cordas quase que as mesmas pegam fogo. O problema somente não foi pior graças a um marinheiro que viu e rapidamente gritou para que parassem.
Este marinheiro ganhou uma salva de palmas como agradecimento, e até hoje realizada palmas em todo Domingo de Ramos na basílica.