É impossível falar de Roma em apenas um post. Assim, tivemos que dividir as melhores atrações em vários novos posts.
Clique aqui, se você ainda não leu o primeiro post da cidade de Roma.
Castelo Sant’Angelo
Localizado a margem do Rio Tibre foi construído inicialmente em 135/139 d.C.
O monumento em travertino possuía uma quadriga (Uma estátua de uma carroça puxado por 4 cavalos) em bronze.
Dizem, que durante uma grande epidemia de peste no final dos anos 500, o papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo com sua espada erguida, indicando o fim da epidemia. Por esta razão é possível ver nos dias de hoje a imagem de um anjo no topo do edifício.
Mas a imagem não teve assim tanta sorte. A primeira estátua do anjo foi de madeira, que chegou a se desfazer de tão danificada com os anos.
A segunda foi feita de mármore e totalmente destruída em uma batalha.
O terceiro anjo foi feito, com asas de bronze e foi destruído por um raio no final de 1400.
Achando que seria a última vez, fizeram um anjo totalmente de ouro, que foi derretido para fazer canhões pelas tropas do Império Romano-germânico.
Finalmente em 1573 foi construído o último anjo que está lá até hoje, moldado em bronze. Ufa!!
Para chegar ao Castelo de Sant’Angelo, é preciso atravessar o Rio Tibre por uma ponte com diversas estátuas. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, ao invés das estátuas havia a decoração de cabeças dos que eram sentenciados a morte. Claro que a intenção era de deixar claro que o crime não compensava naquela época.
E, claro que alguém devia fazer este trabalho. O carrasco mais conhecido foi Mastro Titta, por volta do século 14. Por incrível que pareça, ele era fabricante de guarda-chuvas, e nas “horas vagas” carrasco, que executava as vítimas nas praças principais.
Na época medieval, este foi a mais importante fortaleza, a qual pertenceu aos Papas. Mas já serviu de edifício militar e inclusive prisão.
O Castelo Sant’Angelo já inspirou diversos filmes e games, como o filme Anjos e Demônios e games como Assassin´s Creed.
Hoje, um museu, o edifício tem um grande valor para a história de Roma e do Vaticano. Dependendo da época da visita, é possível visita o “Passetto”, uma passagem fortificada que atravessa as muralhas do Vaticano, ligando o Castelo aos Palácios do Vaticano.
Museu Castelo Sant’Angelo
Roma
Website: https://www.rome-museum.com/br/reservar-bilhetes.php
Panteão (Pantheon)
Um dos edifícios mais antigos de Roma, o Panteão foi encomendado pelo Imperador Augustus entre 27 a.C e 14 d.C para honrar seus Deuses, o que já diz seu nome: Pan: todos / Theion: Deuses, e foi reconstruído por Adriano por volta de 126 d.C. Em 608 d.C. o local foi transformado em igreja pelo Papa Bonifácio IV
O edifício tem incríveis 43 metros de altura, e sempre foi utilizado por todos esses anos.
Todas as 16 colunas de granito foram trazidas do Egito, cada com 15 metros de altura. Além disso, a portão principal e o piso são originais.
Dentro é possível ver uma cúpula com 3 metros de diâmetro, que ao ver de longe da impressão de ser pequeno.
O Panteão é considerado o maior domo feito de pedra da história da arquitetura, o monumento mais conservado da antiguidade romana e o mais copiado do mundo.
Centro Histórico de Roma
Considerado Patrimônio da Humanidade em 1980, existe mais de 25.000 sítios arqueológicos importantes.
A região engloba os maiores monumentos de Roma, entre eles Fontana de Trevi, Piazza Colonna, Panteão e o Coliseu.
É impossível não visitar o centro de Roma e não se encantar com a bagagem de história do local.
Não deixe de conhecer a Basílica de São Clemente e a Basílica Quattro Coranti.
Santa Maria Sopra Minerva
Considerada a única igreja gótica original de Roma, foi construída em 1370.
Recebe este nome, do latim onde a igreja foi construída sobre (supra), as ruínas e fundações de um tempo dedicada a deusa egípcia Ísis.
Foi adicionado o nome Minerva, já que embaixo da igreja existia um templo também dedicado a Minerva.
Monumento a Vítor Emanuel II
Não é só de monumentos milenares que vive Roma, o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II é um dos monumentos, que até, pode-se dizer que bem recente em comparação a dezenas de outros.
Inaugurado em 1911 e feito de puro mármore branco, é um monumento de honra ao primeiro rei da Itália unificada.
Muitos foram contra a construção do enorme monumento, já que foi levantado em uma área com grande quantidade de vestígios da era medieval.
O monumento é também conhecido como bolo de casamento ou máquina de escrever, já que ele não é bem visto pelo povo italiano.
Piazza Venezia
Uma grande praça onde diversas grandes avenidas se cruzam. Perto Fórum de Trajano a praça tem o enorme destaque do Monumento de Vittorio Emanuele II.
Durante escavações da linha de metro, foi encontrado restos do Ateneu, escola fundada pelo imperador Adriano na roma Antiga.