A ilha, a segunda maior do mediterrâneo, com mais de 24.000 km2, localizada entre o mar da Sardenha e o mar Tirreno.
Alias é um lugar famoso por sua beleza natural, e claro, suas inúmeras praias.
A capital da Sardenha é Cagliari, uma cidade ao extremo sul da ilha, com aproximadamente 150.000 habitantes, surpreendentemente linda.
Conheça aqui sobre a cidade de Cagliari
A Sardenha é pouco povoada em comparação ao resto da Itália, e isso se dá devido a muitos assaltos ocorridos na época da idade média vindo pelo mar, assim, por segurança as pessoas não moravam em regiões costeiras.
Só mudou depois que o turismo começou a existir, tornando a costa mais povoada do que o interior da ilha
Um fato curioso é que a Sardenha, como a ilha japonesa, compartilha a maioria da pessoas centenárias. Bem como alguns estudos dizem ser devido as montanhas, alimentação e genética de sua população.
A ilha é muito antiga, vestígios humanos foram encontrados da era paleolítica, a 150.000 AC.
Língua falada: principalmente Italiano e Sardo, a língua mais próxima do latim, onde em torno de 85% da população compreende, porém existem outras línguas faladas como catalão, algueres, etc…
Como Chegar?
O acesso a Ilha da Sardenha é muito fácil. É possível chegar voando ou mesmo por via marítima. Contando com 3 aeroportos (Cagliari, Alghero e Olbia), possui conexão com aeroportos de Roma, Amsterdã, Londres, Barcelona etc.
Todavia, não é muito barato voar para a Ilha, já que não é um destino comum.
Agora, existe uma outra opção mais acessível financeiramente. O ferry, que nada mais é do que um navio que acomoda passageiros e veículos, faz por exemplo o trajeto de Nápoles para Cagliari muito mais em conta. O lado negativo é que você leva de 8 a 15h para chegar.
O que fazer?
A região é famosa pelas praias paradisíacas, e com muitos atrações:
Surf, Wind Surf, Snorkel entre outros
Museus
Gastronomia.
Mas vamos deixar toda esta parte para uma outra matéria. Clique aqui e saiba o que fazer na Ilha da Sardenha.