Para quem ama praia, a cidade de Zadar é parada obrigatória para conhecer. Pertencente a região da Dalmácia, que inclui também Bosnia e Montnegro.
A cidade é a mais antiga de toda a Croácia, e durante séculos foi sempre habitada. Possui um centro histórico fascinante, que fica em uma península, rodeada por uma baia, e uma orla cercada por uma muralha.
Sea Organ
É uma obra arquitetônica incrível e muito visitada na Croácia.
Um órgão semelhante de uma igreja foi instalado junto a degraus de mármore.
Porém, a surpresa está quando as ondas do mar, sobem pelos degraus, emitindo um som do instrumento.
A idéia veio do arquiteto Nikola Basic, durante o trabalho caótico realizado para reconstruir a cidade após a segunda guerra.
Havia um grande muro de concreto onde estragava toda essa beleza costeira, assim o arquiteto teve a idéia de criar degraus que descem até o mar e sob esses degraus um sistema de tubos onde o mar e o vento deixam seu som para seus visitantes.
Greeting to the sun
Do lado do Sea Organ, se encontra o Greeting to the sun, em português Saudação do Sol. O monumento possui em torno de trezentas placas de vidro de várias camadas coladas no mesmo nível da orla da pedra.
Um círculo de 22 metros de diâmetro, com módulos solares fotovoltaicos que armazenam energia durante o dia e acendem lindamente à noite produzindo um show de luzes sem igual.
No anel cromado que circunda as células fotovoltaicas do sol estão inscritos os nomes de todos os santos que deram nome às igrejas da península de Zadar.
Ao lado dos nomes e datas de festa estão a declinação e altitude do sol ao norte ou ao sul do Equador.
Mesmo as placas parecendo super resistentes, em 2019 um garoto acabou quebrando 4 placas, causando um prejuízo de 90.000 Euros.
Catedral de Zadar
A cidade de Zadar possui 4 santos padroeiros, são eles: São Simeão, Sana Anastasia, São Crisógno e São Zoilus.
A parte mais antiga da Catedral é ocupado pela basílica cristã do século IX e o aspecto atual da igreja em estilo romântico teve sua transformação final no século XII. Muito comum devido as guerras ao longo dos séculos, a catedral foi severamente danificada durante o período das cruzadas em 1202.
Zadar Land City Gates
Que o Império Romano foi incrivelmente grande, ninguém em dúvidas, não importa onde você estiver, sempre terá uma pegada Romana.
Um das coisas mais intrigantes sobre Zadar, é a maneira como as ruínas romanas parecem brotar aleatoriamente.
Construído em 1543 o portão Land Gate foi construído por um arquiteto veneziano e era a entrada principal da cidade. É possível ver um brazão da cidade de Zadar, além de uma imagem de um leão, que em seu conjunto era o brazão da República de Veneza.
A cidade era totalmente murada para sua proteção, e toda entrada e saída controlada por portões.
Construído entre o século I a.C. e III d.C. encontra-se uma coluna romana intacta, que na Idade Média serviu como um posto de vergonha. Era lá que os malfeitores eram acorrentados e humilhados publicamente.
Nas proximidades existem mais vestígios romanos, incluindo altares com relevos das figuras místicas Júpiter, Ammon e Medusa. No topo você pode ver os buracos usados em sacrifícios de sangue.
Acredita-se que esta área era um tempo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva, datado em I a.C.